Trabalhadores em Morro de São Paulo
citam prejuízo pela falta de energia na ilha: ‘Está um caos’
Segunda, 19 de Julho de 2021, 10 h 46 min - FONTE: G1
Moradores, turistas e operários da ilha de Morro de São Paulo, na cidade de Cairu, no baixo-sul da Bahia, reclamam da falta de energia na região desde a tarde de segunda-feira (19) e citam prejuízos causados pela interrupção do serviço.
Alguns lugares estão também sem água e até o comércio começa a ser comprometido. A região de Boipeba também foi afetada.
Na terça-feira (20), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que havia iniciado a reparação de quatro estruturas da linha de transmissão e deu previsão de retorno à normalidade até a noite de terça-feira. No entanto, nesta quarta-feira os reparos ainda não havia sido finalizados.
A empresa afirmou que o local é de difícil acesso e as condições adversas do terreno, localizado em área de mata fechada e alagado por causa das chuvas, dificultam a chegada de equipamentos, o que causou atraso na previsão feita anteriormente.
Segundo os moradores, pousadas, hotéis, obras de construção civil estão com restrições. O engenheiro Luiz Heleno Fernandes classificou a situação como um caos, e disse que a população não tem previsão de quando o fornecimento de energia será retomado.
“Vários lugares, várias pousadas sem água. Você não ´pode tirar dinheiro porque nada funciona. Não pode pagar com o cartão porque internet também não funciona. Inúmeros prejuízos das pousadas, do comércio, da nossa obra que funciona aqui. Está um caos. Sem notícia de quando essa luz pode retornar”, disse.
Outra moradora da ilha informou que a comida e água para consumo estão ficando escassas e acrescentou o que o engenheiro havia dito sobre o comércio. A bateria das máquinas de cartão dos estabelecimentos não podem ser carregadas e as vendas estão comprometidas.
A Coelba disse que mais de 70 eletricistas, operadores e engenheiros atuam na recomposição da rede elétrica que atende a Morro de São Paulo e localidades próximas.
Segundo a Coelba, avarias provocadas por intervenção externa pode ter provocado o dano na estrutura de transmissão da rede. Os técnicos da empresa seguem trabalhando nos reparos.